Projetos Sociais

  • INCLUSÃO DIGITAL
  •  A PROFESSORA DEBÓRA SIGNORETTI E OS ALUNOS DO CURSO DE INFORMÁTICA
    Parte da renda obtida com a venda dos cafés certificados retorna aos cooperados e grupos da comunidade em forma de benefícios sociais. O primeiro projeto desenvolvido pela COOPFAM, “Inclusão Digital”, continua a oferecer aos usuários a descoberta de um novo mundo, por meio dos computadores e da Internet. A sala de computação da COOPFAM, com 10 computadores, recebe diariamente agricultores e familiares cooperados, além de crianças e jovens carentes do município, entre 12 e 17 anos. Uma professora especializada ministra aulas práticas e acompanha os alunos para um aprendizado qualificado. Desde sua criação em 2004, o projeto  contribui para a ampliação do conhecimento e para a descoberta de novas tecnologias para o aprimoramento do agronegócio. 
    • PROJETO PRONASCER
    Pensar em sustentabilidade é preservar a vida das futuras gerações. Assim surgiu mais um projeto desenvolvido no âmbito da COOPFAM em parceria com o Hospital Gimirim, de Poço Fundo. Desde 2007, cada criança nascida no município representa mais uma árvore plantada. O projeto Pronascer oferece aos pais de cada criança uma carta com passagens sobre a importância do meio ambiente e os direitos e deveres dos cidadãos na proteção da natureza. Para as meninas, os pais recebem a muda e se comprometem a plantar uma árvore que floresce, para os meninos, os pais recebem uma muda de espécie frutífera. Desde sua implantação, o projeto já comemora 500 árvores plantadas.
                                                                                                                                                           
                   
                   
                             CRIANÇAS DO PROJETO COM AS MUDAS DE ARVORES PARA O PLANTIO
       
    • PROJETO: ALIMENTE – SE BEM
    FORNECIMENTO DE ALIMENTOS ORGÂNICOS NAS ESCOLAS DO MUNICÍPIO
    A COOPFAM, em parceria com o governo federal, por meio da CONAB (Companhia Nacional de Abastecimento) desenvolve um projeto que visa valorizar produtores da agricultura familiar ao mesmo tempo em que beneficia pessoas assistidas por entidades filantrópicas do município e escolas públicas. O objetivo é fornecer alimentos saudáveis e proporcionar uma nova forma de nutrição no cardápio das pessoas amparadas por esses grupos. Cerca de 20 produtores cadastrados participam da iniciativa, com a compra direta de banana, mel e rapadura, produzidos em sistema orgânico. O recurso é liberado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), e cada produtor tem um limite de renda definido. O projeto incentiva a diversificação da atividade agrícola ao mesmo tempo em que garante às instituições filantrópicas a aquisição de produtos saudáveis e seguros. As entidades beneficiadas são: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Creche Santa Teresinha, Sociedade São Vicente de Paula (Asilo), Hospital Gimirim, além de escolas municipais e estaduais, atendendo diretamente 7000 pessoas. O projeto prevê a ampliação das entidades assistidas, bem como a de produtos ofertados. 
    A COOPFAM também oferece atendimento clínico e orientação nutricional para 158 famílias da comunidade, visando a promoção e manutenção da qualidade de vida. O projeto enfoca também a prevenção de doenças, com palestras educativas sobre os riscos de doenças como obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, entre outras.
                                            
                                            
    • ESCOLA CIDADÃ
    Por compartilhar da mesma filosofia democrática e de inclusão social, a COOPFAM apóia o projeto pedagógico desenvolvido pela Cooperativa dos Profissionais de Ensino de Poço Fundo, mantenedora do Centro Educacional Cooperar (CEC). Com os mesmos princípios cooperativistas, o CEC nasceu do ideal de alguns professores da cidade preocupados com o grande número de alunos que acabavam migrando para outras cidades por falta de uma formação adequada que lhes proporcionasse reais possibilidades de crescimento profissional local. A COOPFAM apóia o ideal do CEC em proporcionar ensino de qualidade adequado à realidade do homem do campo e do pequeno município do interior, proporcionando-lhes verdadeiras condições de desenvolvimento do potencial humano. Por acreditar nesta metodologia, a COOPFAM apóia esta iniciativa, disponibilizando a sala de informática e uma profissional para planejar e desenvolver uma metodologia adequada para os alunos. 
    • PROJETO TRANSFAIR 2008
    Objetivo principal, fazer pavimentação dos terreiros dos agricultores familiares para a garantia de uma qualidade do produto, gerando sustentabilidade no que diz respeito à qualidade de vida das famílias envolvidas.
    O projeto é apoiado pela Transfair USA, SEBRAE e as Cooperativas Fair Trade.
    Hoje atende mais de 69 famílias e com grandes resultados no aspecto e na qualidade do café produzido por essas famílias, desenvolvendo a capacidade técnica dos agricultores.
    • PROJETO TRASFAIR 2009
    Objetivo principal , apoio o desenvolvimento e a capacidade de classificação, degustação de cafés especiais da Coopfam, entre  agricultores familiares, degustador e importadores.no entendimento a qualidade do seu produto.
    • PROJETO INDUSTRIALIZAÇÃO DO CAFÉ
    Instituído pela fundação Banco do Brasil, no âmbito do programa “Trabalho e cidadania”, a Coopfam desenvolveu a agroindústria de cafés especiais para acessar mercados brasileiros de café orgânico Fair Trade, com o intuito de gerar trabalho e renda para as famílias de agricultores  da região do sul de minas, fortalecendo o associativismo/cooperativismo e a sustentabilidade da agricultura regional.
    • RECICLA JÁ
    A COOPFAM, em parceria com Furnas Social e Prefeitura Municipal de Poço Fundo, vem desenvolvendo uma usina de reciclagem de lixo doméstico no município, com a finalidade de promover  a organização dos catadores de materiais recicláveis e da população, em torno da coleta seletiva, gerando emprego e renda, proporcionando  trabalho digno, saúde e segurança às pessoas envolvidas, minimizando o impacto ambiental e transformando o lixo em recursos financeiros.